top of page

SOBRE

|UGO| é um projeto musical independente de rock, cujo mentor é o músico português Hugo Pinto, e que conta com a participação de mais de uma dezena de convidados.

 

Este projeto nasceu com a necessidade de Hugo Pinto em fazer um álbum diferente de tudo o que tinha feito até então. Sendo já baterista de outras bandas de originais, como os Comitiva Charlie ou os Alves Baby, Hugo tinha como objetivo o lançamento de um projeto musical que fosse mais pessoal e traçasse de forma inequívoca a sua personalidade artística. Assim, não propriamente com o intuito de lançar mais uma banda, mas antes com a vontade de criar um disco que fosse diferente, e com uma nova identidade, lançou o projeto |UGO|.

 

Após vários anos a trabalhar em estúdio (Rotten Star Studio) com André Sousa - que assumiu as funções de produtor e músico do projeto |UGO| – Hugo Pinto lançou o álbum Leap of Faith, composto por 15 temas, todos da sua autoria. Porém, Hugo não considera este trabalho como um "projeto a solo", mas sim como “uma conspiração criativa e coletiva para materializar a [sua] identidade musical."

 

E na verdade, Leap of Faith contou com a colaboração de mais de 16 músicos convidados que, vindo de backgrounds musicais diferentes, permitiram que o disco conseguisse alcançar uma sonoridade muito vasta e única, dada a enorme quantidade de influências que nele habitam em sintonia.

 

A lista de participantes no disco inclui nomes como: João Cabrita (Voodoo Marmalade); Rizumik (The Voca People e Cirque du Soleil); Pedro Limpo; André Sousa (Alves Baby); Miguel Aguiar (Tiempo Atras e Phill Rocker); Bruno Gonçalves (Steven Seagal); Rodrigo Eusébio (Saint Dominic's Gospel Choir); Filipe Gomes (Comitiva Charlie); Francisco Piedade (Jack Flue); Henrique Pedro (Comitiva Charlie); João Rodrigues (One Plum); Eduardo Viana (Ummadjam e Ekta Moai); Miguel Bugalho (Comitiva Charlie e Charysma); Roberto Araújo, Tiago Silva (Wheelchair Noise) e Débora Contente (Armando Possante, Stephen Cocker ou Francisco Sassetti).

 

Quando a 7 de junho de 2015, as gravações do disco foram dadas por finalizadas, o próximo passo foi lançar uma campanha de crowdfunding através do site português PPL. Segundo Hugo, esta era a melhor forma para conseguir envolver o público na música do projeto e, ao mesmo tempo, conseguir produzir o disco de forma profissional e com os devidos licenciamentos. A campanha de crowdfunding viria a ser um sucesso, ultrapassando o objetivo de financiamento e fixando-se na marca dos 110%. Este sucesso permitiu então que mesmo sendo o projeto |UGO| um trabalho de autor e independente, a produção do disco tenha obedecido a todos os trâmites profissionais, assegurando a qualidade do produto final.

 

No dia 8 de novembro de 2015, o disco foi oficialmente lançado. A acompanhá-lo foi também lançado “Leap of Faith – O Documentário”. Um vídeo que, em mais de 30 minutos, conta a história do projeto |UGO|, mostrando muitas imagens de estúdio, incluindo takes de gravação e comentários de mais de uma dezena de músicos que colaboraram no disco.

 

Desde o seu lançamento, o álbum Leap of Faith recebeu uma boa aceitação por parte do público e da crítica musical.

 

Na imprensa, foram vários os meios que receberam muito positivamente este trabalho. O site de música Via Nocturna deu a Leap of Faith uma pontuação de 5.8, numa escala de 0 a 6. Na análise feita por esse site, o crítico Pedro Carvalho, considerou que o álbum tem uma "qualidade elevadíssima [que], pelo menos durante a primeira metade do disco, não desce nunca abaixo do sensacional” e terminou dizendo que “Leap of Faith é um disco muito diverso, eclético e, acima de tudo, arrojado". Vanessa Augusto, apresentando o projeto |UGO| no programa Poplusa, da RTP, classificou Leap of Faith como “surpreendente” enquanto que Paulo Homem de Melo, da Glam Magazine, referiu que “|UGO| (…) se diferencia de tudo e de todos, mas ao mesmo tempo afirma-se como uma viragem na área musical nacional". O site de música Soundspread publicou ainda que “não ficou indiferente ao rock eclético deste projeto”; Fausto da Silva do mítico programa Santos da Casa, da Rádio RUC, concluiu que “o disco é muito diferente em termos de sonoridades”; enquanto que a SFTD Rádio considerou não só que, o projeto |UGO| “vale a pena conhecer”, como também que Hugo Pinto é um “músico que partilha e convida outros músicos para fazer magia”.

 

Finalmente, o crítico de música Rui Marujo, habitual colaborador dos sites de música Metal Imperium e Soundspread, definiu desta forma o disco de |UGO|: "Quando se ouvem os temas de Leap Of Faith, não embarcamos numa estanque experiência rock, pop, jazz ou qualquer um dos seus sucedâneos. Tema após tema, acabamos por atravessar todos esses territórios, como se o nosso caminho fosse feito através de uma rua onde todas as casas tivessem as janelas abertas, permitindo-nos um breve olhar para o seu interior. Em cada casa, um novo cenário, em cada tema, um novo ambiente."

De facto, o ecletismo de Leap of Faith - naturalmente derivado pelas múltiplas participações que dão forma às músicas que compõem o álbum, e também pelos gostos musicais abrangentes do músico - foi sempre muito assinalado por Hugo, pelos músicos participantes, pelo público e pela crítica, o que levou a que o disco passasse a ser apelidado como “o álbum português mais eclético de sempre”.

 

O disco viria mesmo a receber duas distinções por parte do site de música Via Nocturna: foi classificado como o 3º Melhor Disco Nacional de 2016 (ficando à frente de nomes consagrados da música portuguesa como Dona Elvira, Rodrigo Leão, Sebenta ou Miss Lava); e a música Maminka recebeu a distinção de 2ª Melhor Balada do Ano (desta vez, superando nomes internacionais como Rhapsody of Fire, Axel Rudi Pell, Avenged Sevenfold ou Kansas).

 

Outro dos pontos que é assinalável em |UGO| é a grande quantidade de videoclips já lançados até agora, que indiscutivelmente têm representado uma outra forma de vida para o projeto. Até agora, 14 das músicas que compõem o disco já foram lançadas enquanto single, acompanhado por videoclip. Hugo Pinto, sempre demonstrou o seu gosto por videoclips e desde cedo, assumiu que gostaria de lançar um vídeo por música, ou seja, 15 na totalidade. Entre os diversos videoclips que, tal como as músicas, também têm estilos e abordagens muito diferentes entre si, os mais destacados pelo público e media foram o vídeo da música Tourniquet, que contou com a participação do corredor alemão de parkour mundialmente conhecido, Michi Leber; o vídeo de Opikanoba onde aparece  Rizumik (o famoso beatboxer e artista em espetáculos como The Voca People ou Cirque du Soleil) que já tinha participado também na própria música; o vídeo da faixa New Morgue City, totalmente feito com legos em stop motion; e o vídeo da música que dá nome ao álbum Leap of Faith e que resultou de uma apresentação do projeto |UGO| na Cerci Oeiras para desafiar pessoas com deficiência intelectual a tocar música com a restante banda. Essa iniciativa deu origem a um videoclip que foi muito bem recebido e que acabou por merecer uma reportagem para o programa Consigo, da RTP. Mais tarde, e ainda a propósito deste vídeo, Hugo Pinto, juntamente com a atriz Oceana Basílio, o apresentador de televisão Hélder Reis, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional Pedro Proença, o artista plástico argentino Ernesto Berra e a banda Sean Riley & The Slowriders, foi escolhido para prestar um depoimento para a edição de 2016 da revista anual da Fenacerci, a propósito da deficiência e da inclusão social.

 

Ao contrário dos videoclips que têm sido em grande número, os concertos do projeto |UGO| têm acontecido de forma mais escassa. E tal é propositado pois, desde cedo, Hugo Pinto considerou que este não era um projeto musical nem um disco pensado para se apresentar ao vivo, em parte devido ao avolumado número de artistas que implicariam uma logística demasiado complexa para uma apresentação ao vivo que pudesse fazer justiça àquilo que foi conseguido em estúdio. Ainda assim, na festa do lançamento oficial do disco, que ocorreu a 8 de Novembro de 2015, no CinemaCity Alvalade, em Lisboa, Hugo Pinto decidiu fazer um pequeno showcase de algumas das músicas que compõem o disco, tendo sido acompanhado em palco por 10 dos músicos que colaboraram no álbum. Nessa altura, esse pequeno concerto foi anunciado como “concerto único” e serviu apenas para assinalar a data de lançamento do álbum e fazer algo que seria "irrepetível". Mas o sucesso desta suposta atuação única foi tanto que foram surgindo muitos pedidos do público para que novos concertos acontecessem. Cedendo então a esses pedidos, Hugo Pinto, concordou em juntar uma boa parte dos músicos do projeto para mais algumas atuações públicas, em que se destacam as datas nas FNAC’s e o concerto que ocorreu na Futurália, na Feira Internacional de Lisboa, num evento que em cada um dos seus dias contou com cerca de 20.000 visitantes.

 

O disco de |UGO| encontra-se à venda nas principais plataformas digitais de música do mundo como Spotify, iTunes, Amazon, Google Play, Bandcamp, Tidal, Deezer, KK Box e Cd BabyE também pode ser encontrado, em formato físico nas principais lojas de música de Lisboa e Porto tais como Fnac, Carbono, Crew Hassan, Glam o Rama, Groovie Records, Louie Louie, Magic Bus, Twice, Sound Club Store, Vinil Experience e Porto Calling. Pode ainda ser encomendado através da Loja Oficial de |UGO|, com o melhor preço possível asegurado e uma dedicatória personalizada, incluída por Hugo Pinto.

 

O ano de 2020 assinala o 5º aniversário do projeto |UGO| e são esperadas algumas surpresas.

bottom of page